A Fisioterapia procura a reabilitação dos clientes, bem como, a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso, utilizando técnicas específicas como exercícios ativos, globais e que treinem o equilíbrio dos utentes, permitindo ao idoso a melhoria da sua qualidade de vida, possibilitando a superação de limitações próprias da idade.
A atividade proporciona aos idosos a melhoria notável da sua capacidade de locomoção, coordenação, aumento da força muscular e das funções da memória assim como a promoção da independência na realização de atividades diárias.
As estratégias de ações para habilitação e reabilitação são estabelecidas a partir das necessidades singulares de cada cliente, com objetivos hierarquizados e metas a serem atingidas, considerando o impacto da deficiência sobre a sua funcionalidade, bem como, os fatores clínicos, emocionais, ambientais e sociais envolvidos.
São realizadas intervenções individuais e/ou em grupo que incluem a avaliação, estimulação, orientações e discussões relacionadas ao desenvolvimento da pessoa.
Objetivos:
- Minimizar as limitações;
- Aprimorar e/ou manter habilidades de ABVDs (Atividades Básicas da Vida Diária);
- Manter amplitudes articulares;
- Manter/Melhorar força muscular;
- Manter/Melhorar coordenação e equilíbrio estático e dinâmico;
- Manter as funções cognitivas e sensoriais;
- Desenvolver e manter a funcionalidade na área motora;
- Promover independência/autonomia;
- Promover o bem estar dos clientes;
- Prevenir e atuar em potenciais de risco;
- Melhoria da qualidade de vida;
- Aumentar e/ou manter a independência e funcionalidade dos utentes.